quarta-feira, 19 de agosto de 2020

FORÇA DA MENTE - ANO 05 - EDIÇÃO 57 - AGOSTO DE 2020


No empreendedorismo ou no mercado de trabalho, em que sucesso ou fracasso depende apenas da própria iniciativa, ter motivação e disciplina são mais que essenciais.  Entretanto, há um dilema sobre como obter disposição para correr atrás de quesitos como: inovação, controle e foco nas atividades da empresa, e ainda arranjar tempo para cuidar da vida pessoal (casa, cônjuge, filhos, etc.).

Nesse contexto aparecem milhares de fórmulas e teorias para ter disposição física, bem como melhorar a qualidade de vida e de pensamentos. Mas todas elas convergem para um só ponto: o do pensamento positivo como motor central para conseguir superar as próprias dificuldades.

Embora o tema pareça ter, por vezes, uma conotação quase mística, no dia a dia a ideia é mais simples do que parece, diz o administrador e professor universitário, nas disciplinas de marketing, gestão empresarial e negócios, Gláucio Siqueira. Para ele,

o assunto é uma questão racional que tem a ver com as reflexões e ações dos indivíduos.

Diante dos desafios, dos negócios e da vida, é sua atitude que mudará os resultados. Você pode encarar tudo como um grande problema ou uma possibilidade de melhoria, de obter bons resultados”, avalia. Siqueira explica que agir de forma positiva é a melhor forma de o empreendedor alcançar seus resultados. Segundo ele, uma crítica pode transformar-se em uma visão de melhoria necessária e ser o ponto de virada do negócio.

Outro exemplo seria um novo concorrente; que pode não ser um problema e, sim, uma força que move o empreendedor a sair da zona de conforto. Pode ser a chance de revisar canais, processos e, quem sabe, estabelecer uma nova parceria. Em tudo, é a atitude que muda os resultados”, analisa.

Na visão da também administradora e especialista em gestão de pessoas, e em gestão da qualidade, Monielle Avancini, pensar de forma positiva sobre os objetivos que são

traçados no presente, e ter uma visão de futuro otimista, significa acreditar que o esforço realizado no presente terá como recompensa a conquista do objetivo futuro. Segundo ela, sem o pensamento assertivo do sucesso não haverá estímulo e dedicação para o alcance dos objetivos; o que pode resultar em insucessos.

Empreender ou dedicar-se à própria carreira requer empenho, dedicação, foco, planejamento e, principalmente, pensamento positivo. A positividade nos impulsiona a seguir atrás dos nossos objetivos, embora surja o medo e a insegurança. Quando pensamos positivo, em qualquer situação de nossa vida, estamos pensando como vencedores”, diz.

É possível mudar Segundo Gláucio Siqueira, a postura de positividade é importante, mas não é tudo. Quem almeja concretizar planos e desejos precisa ter atitude. Para ele, o diferencial de quem possui otimismo é a maior fluência, ou naturalidade, e a velocidade para alcançar seus objetivos.

Indivíduos positivos são mais atrativos às pessoas. Qualquer projeto depende de parceiros, e com parceiros sintonizados com você, os resultados virão com toda certeza”, define.

Para quem não possui habilidades ou motivos para manter a mente positiva, é possível dar outro rumo à vida e um novo ponto de partida. Segundo a especialista em Gestão Empresarial e em Governança Corporativa, mestra em Psicologia Positiva, Flora Victoria, a primeira dica é refletir sobre as próprias realizações. De acordo com ela, as conquistas do passado dão motivação e força para continuar a lutar e superar uma dificuldade atual. “Já as lembranças negativas devem ser vistas como lições ou aspectos a serem trabalhados, com a consciência de que ficaram para trás”, esclarece.

A segunda dica é engajar-se em projetos sociais ou atividades colaborativas. Isso ajuda a melhorar habilidades como trabalhar em grupo — sobretudo, no quesito relacionamento pessoal —, além de elevar a autoestima e gerar pensamentos positivos. Siqueira partilha da mesma opinião, de que o contato social pode gerar bons resultados, dar mais motivação e ser mola propulsora para o sucesso. Mas pondera, ao alertar que a convivência com pessoas pessimistas ou negativas deve ser evitada.

Somos o reflexo das cinco pessoas com quem mais convivemos. Se elas são positivas, você prospera. Do contrário, isso também pode nos levar ao caos”, alerta.

Outra dica de Flora é a de praticar meditação, relaxamento e exercícios físicos regularmente. Isso ajuda não apenas a fazer com que o corpo reaja a futuras situações de estresse, mas também melhora a concentração e a autoestima. Estabelecer metas ambiciosas é outro quesito, apontado por ela, que pode tornar a pessoa a ser capaz de alcançar o que quiser. “Haverá sensação de prazer e dever cumprido, ao final de cada meta conquistada. Será, ainda, um bom exercício para melhorar resultados em tarefas

e ter maior disciplina em relação aos próprios projetos”, diz.

 

FONTE: SANTOS, L. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO, ANO 31 Nº 134 JANEIRO/FEVEREIRO 2020. p 31 – 33.

 

RESENHANDO:

A positividade agrega valores dentro e fora da empresa. Atitudes positivas impulsionam as empresas ao sucesso, visto que analisar como se comporta diante dos problemas são uma forma de ver o quanto melhor o empreendedor se encontra dentro do âmbito empresarial. Nada é fácil no mercado, principalmente por conta da concorrência, entretanto, avaliar os concorrentes é uma maneira de ser positivo. Desse modo, montar parcerias visando o bem-estar da empresa, dos fornecedores e dos clientes, fará com que o clima organizacional seja prospero, pois contribuir para os resultados inovadores, basta querer e ser determinado.

 

ADM. CLAUDILÂNYO GONÇALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário