Em
algum momento você deve ter ouvido falar nos famosos blockbusters. São
produções cinematográficas de grande impacto, ou seja, filmes com temas
populares, produzidos para atrair o público e lucrar milhões de dólares ao ano.
Títulos com orçamentos gigantes e, em alguns casos, produções simples, cujo
maior objetivo é gerar lucro.
O
termo surgiu na década de 40 para nomear uma bomba utilizada pelos Estados
Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. O artefato tinha o potencial de
destruir quarteirões inteiros, por isso o nome blockbuster. Os produtores de
cinema começaram a utilizar esse termo para se referir a filmes que eram sucesso
de bilheteria.
Segundo
Thamires Viana, crítica de cinema do site CineClick, esse tipo de filme tem
características
em
que há a presença de “um ator muito famoso como protagonista, duram em média
100 minutos
e
possuem alto orçamento, que é suprido com o sucesso da bilheteria. As temáticas
são populares e
costumam
atrair o público”.
O
conceito ficou mais forte com o sucesso de “Tubarão”, de Steven Spielberg, em
1975. O longa trazia grandes atores e orçamentos milionários. “Tubarão foi um
marco para a história do cinema no
ano
de lançamento. Foi o primeiro filme a ultrapassar a quantia de US$ 100 milhões
nas bilheterias.
A
produção custou cerca de US$ 9 milhões e arrecadou mais de US$ 450 milhões
mundialmente”,
afirma
Thamires.
Tubarão
foi estrategicamente pensado para que alcançasse o maior percentual de faixa
etária e culturas, trazendo assim milhões de pessoas para o cinema e atingindo
sucesso de vendas nas bilheterias. Os produtores planejaram cada detalhe, desde
a data de lançamento até a divulgação. Viana afirma, ainda, que “o tema foi o
grande atrativo para o público, já que foi o primeiro filme a trazer um tubarão
mecânico e realista para as tecnologias da época”. A partir daí, a indústria
passou a pensar mais nos blockbusters.
Anos
mais tarde, foi criada a inovadora empresa Blockbuster Inc. O empreendimento
revolucionou a indústria audiovisual na década de 90. Funcionava como uma loja
locadora de filmes, lançamentos e produtos audiovisuais. Foi um sucesso. A
empresa tinha um inteligente sistema de franquias e, em poucos anos, já contava
com 4.500 lojas funcionando em todo o mundo. A empresa foi considerada uma das
marcas mais famosas dos Estados Unidos. O tempo foi passando e começaram a
surgir outros canais de distribuição de filmes. A organização tentou se
reinventar, mas os resultados foram cada vez menores. Lojas foram fechando e a
situação piorava. Depois que a Netflix chegou com um sistema inovador de
catálogo e entrega de filmes online, em 2010 a Blockbuster Inc. ruiu de vez e
decretou falência.
Revolução
da Netflix
Se
alguém tinha dúvidas de que a Netflix viria para revolucionar, hoje não tem
mais. A empresa tem um dos serviços de streaming (distribuição digital) mais
populares do mundo. A crítica de cinema do CineClick declara que os serviços da
plataforma online “com certeza fizeram uma diferença gritante para as produções
cinematográficas”. Ainda segundo ela, atualmente “o público frequenta o cinema
apenas para conferir filmes que queiram muito assistir. No entanto, a maioria
aguarda a chegada aos serviços de streaming”. Houve muita especulação. Muitos
acreditavam que, aos poucos, os jovens deixariam de ir ao cinema para
assistirem os filmes em casa. As plataformas digitais estremeceram o mercado
cinematográfico. De acordo com Thamires Viana, os produtores já
usam
boas estratégias para atrair ao público: “Alguns filmes conceituados já têm se
limitado a estrearem em plataformas digitais, mas vão para as salas de cinema
com sessões especiais a fim de atrair o público certo”.
Na
visão de Sabrina Tosi, recém-formada em cinema, as pessoas estão preferindo a
Netflix por conta da facilidade de acesso e pelo custo benefício.
“Infelizmente, ir ao cinema hoje em dia se tornou algo caro”, afirma. Assim
como as outras mídias, o cinema também teve que evoluir. As novas estratégias
têm tudo para progredir com o passar do tempo, porém ainda não geram valores
exorbitantes de bilheterias. “No entanto, filmes blockbusters sempre terão
público nas salas de cinema e permanecerão dessa forma devido à atratividade e
expectativa que gera na massa”, diz Thamires Viana. Outros dados importantes a
serem abordados são os do Oscar 2019. A Netflix – que conta com a marca de 167
milhões de assinantes em todo o mundo – teve 15 indicações de produções
originais. Ainda para este ano, a empresa diz ter pretensões ousadas. Os
orçamentos dos filmes previstos chegam a ser de 200 milhões de dólares, sendo
produções dignas de Hollywood.
A
plataforma está rompendo os padrões de lançamentos clássicos da indústria e
criando outros formatos inovadores que acompanham a tecnologia. Os filmes
originais não vão para o cinema e mesmo assim lucram milhões. Veio ou não veio
para quebrar paradigmas?
OPINIÃO DO AUTOR:
Tudo
é um ciclo! Quando um se inicia o outro termina. O que temos que analisar é que
a nova forma de ter o entretenimento em casa, com a facilidade e praticidade e
por preço acessível é fundamental para qualidade de vida. A forma de lucrar
saiu das telonas para as telinhas. Isso mesmo! Antes era feito merchandising só
para os filmes que iam para os cinemas, já atualmente, através do serviço
streaming, o merchandising é impulsionado pelas redes sociais, por meio de
linguagem verbal e não verbal. A forma de lucrar triplicou se comparado com
outros segmentos, tanto que até os grandes estúdios cinematográficos estão
aderindo a esse serviço. Temos a Netflix como pioneira mostrando que quando se
trabalha com uma visão inovadora a empresa só tende a prosperar. O mundo
comercial apresenta - se acirrado e isso é bom para o consumidor final que terá
mais opção de escolha e barateamento do serviço.
ADM. CLAUDILÂNYO GONÇALVES
ADM. CLAUDILÂNYO GONÇALVES
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