terça-feira, 27 de março de 2018

O CONCEITO DA "BIG" DATA - ANO 03 - EDIÇÃO 26 - FEVEREIRO DE 2018


"Ao navegar pela web, ler uma notícia, fazer uma compra online, comentar em uma rede social, ou mesmo escolher uma série ou filme para assistir, cada usuário da rede mundial de computadores deixa um rastro de dados. Essas informações são armazenadas e utilizadas por empresas dos mais diversos segmentos para conhecer melhor seus clientes e traçar estratégias de atuação. Esse é apenas o uso mais evidente do chamado Big Data. 
Vivemos numa era em que, a cada ano e meio, é gerada a mesma quantidade de dados já criados pela humanidade em todos os tempos. Em números, isso equivale a cerca de 2,5 quintilhões de bytes a cada dia (2.500.000.000.000.000.000 de bytes diários!). Por isso mesmo, o termo Big Data é tão amplo quanto seu nome sugere. Essa quantidade absurda de dados pode ser um verdadeiro tesouro para quem souber armazenar, analisar e utilizar de maneira eficiente as informações relevantes para seu negócio. É por isso que os profissionais especializados em Big Data são cada vez mais requisitados nas empresas, bem como os softwares de Big Data Analytics, programas poderosos criados para tratar esses dados e transformá-los em informações úteis.
Segundo Ronaldo Ribeiro Goldschmidt, professor adjunto do Instituto Militar de Engenharia (IME) e pesquisador em Ciência de Dados, as possibilidades de uso do Big Data nas empresas são imensas. “Big Data é uma fonte de conhecimento que, sendo bem trabalhada através de técnicas de mineração de dados, pode fornecer excelentes subsídios para as tomadas de decisão. Assim, virtualmente, o Big Data pode ser utilizado em qualquer área de uma empresa, como marketing, produção, RH, compras etc.”, afirma. 
De fato, as possibilidades de aplicação de Big Data vão muito além da experiência do cliente. É possível, por exemplo, usar essa tecnologia para otimizar processos, desenvolver novos produtos, criar ofertas otimizadas, perceber as tendências de mercado antes da concorrência, aumentar a segurança da infraestrutura de TI, melhorar o Retorno do Investimento (ROI) das ações de marketing e reduzir custos. Por isso, seu uso é uma realidade e um desafio para cada vez mais gestores de grandes e/ou até mesmo pequenos negócios.
“O Big Data é uma ferramenta poderosa e que faz parte da contemporaneidade digital da gestão das organizações, públicas e privadas, e impacta a vida de todos”, diz o administrador Mauro Kreuz, professor de Administração e Negócios e diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração (CFA). Para o professor Ronaldo Goldschmidt, a utilização eficiente do Big Data representa um desafio para os gestores. “Não dá para acreditar que o Big Data por si só resolverá todos os problemas da empresa. Há uma tendência em querer coletar muitos dados indiscriminadamente para depois tentar descobrir o que fazer com eles. Há um conceito no Big Data chamado Data Lake (lago de dados), no qual se armazenam todos os dados na sua forma bruta para que sejam utilizados conforme a demanda. Então, um dos grandes desafios é não transformar o Data Lake em Data Swamp (pântano de dados).” 
“Vemos, em muitas situações, alguns gestores querendo que a empresa tenha o Big Data porque o concorrente tem, ou porque é um assunto que está na mídia. Apesar de ser uma grande ferramenta que pode ser utilizada eficazmente em diversas áreas da empresa, é preciso ter uma visão clara do problema a ser resolvido e investir em capacitação profissional para que se consiga extrair informações que realmente ajudem os gestores. A tecnologia sozinha não resolve problemas”, complementa.

FONTE: Cahuê Miranda - http://www.revistarba.org.br/mag/121/rba121web.pdf

RESENHANDO:

Temos uma gama de dados que se relacionam no universo digital nos dando a oportunidade de montar metas de grande valia para a empresa. Os dados são o ponto de partida para se conhecer melhor nosso cliente e assim poder desenvolver projetos em cima desta  nova ferramente. Entretanto, não podemos ter esse sistema só por ter e sim temos que tê-lo e por em prática, pois tudo tem um custo e a empresa nessa Nova Era tenta minimizar esses, justamente, para não errar em processos desnecessários. Assim utilizar a BIG DATA com sabedoria dará a sua empresa uma grande oportunidade de prospecção. 

ADM. CLAUDILÂNYO GONÇALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário