terça-feira, 4 de janeiro de 2022

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS - ANO 07 - EDIÇÃO 78 - JANEIRO DE 2022

 


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, administração e processo administrativo não significam a mesma coisa. Enquanto a administração diz respeito à tomada de decisões com intenção de alocar recursos, de tornar mais eficiente e efetiva a organização, o processo administrativo é quem dita como a administração será possível.

o processo administrativo tem impacto direto nos resultados da empresa, devendo ser executado da melhor forma.

Em uma definição mais técnica, o processo administrativo é o conjunto de atividades que estão relacionadas e dependentes, responsáveis por transformar insumos em produtos e serviços de valor que atenda às necessidades dos clientes.

O processo administrativo abrange várias funções, dentre elas temos:


Planejamento

Consiste na antecipação de cenários que exercerão forte influência no desenvolvimento organizacional, com a finalidade de elaborar estratégias que minimizem seus efeitos e ameaças, potencializando o aproveitamento das oportunidades ambientais. Se divide em três níveis, basicamente: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.


Organização

A organização complementa o planejamento, uma vez que ela se refere ao conjunto de atividades que estabelece a melhor disposição dos recursos da empresa, embasadas no planejamento já formulado. A modelagem de estruturas é o principal instrumento da organização, compondo a arquitetura organizacional associada à estratégia.


Direção

Por sua vez, a direção nada mais é do que a condução da empresa para que ela consiga alcançar os objetivos propostos. Para que ela seja efetiva, entra em cena o líder, assumindo papel fundamental, ao passo em que contribui com o alinhamento institucional e com a motivação dos liderados por ele.


Controle

Englobando todos os outros processos, o controle tem como finalidade principal obter informações sobre o desempenho para que possa comparar o planejamento com a execução, verificando se ele tem sido efetivo. Também tem como função identificar desvios e corrigi-los. É composto por quatro grupos de atividades essenciais: definição de indicadores de desempenho condizentes com os objetivos propostos no planejamento; medição do desempenho; cotejamento entre o realizado e o previsto; e adoção de ações com o intuito de corrigir erros identificados, bem como ações preventivas das causas desses desvios.


FONTE: https://materiasparaconcursos.com.br/

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