terça-feira, 4 de janeiro de 2022

ASPECTOS DA ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA ABERTO - ANO 06 - EDIÇÃO 77 - DEZEMBRO DE 2021


Administração (administrar+ação) é administrar ou gerir ações, normalmente decisões do presente que afetará eventos do futuro, e de acordo com prof. Kanitz, administrador (administrar+dor) é gerir a dor, a sua própria ou de outras pessoas em função de suas decisões. 

A profissão tem um anagrama CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) e alguns de seus aspectos para avaliar se suas características pessoais se encaixam nas necessidades de profissionais.

Primordial se faz definir Administração: QUE É o processo de trabalhar com pessoas para realizar objetivos organizacionais e pessoais. Para Drucker “o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção”.

Entre os aspectos essenciais do administrador temos: Planejar/Organizar/Liderar  ou Dirigir/Controlar.

Os níveis de atuação são: Estratégico, Tático e Operacional.

As habilidades necessárias: Comunicação interpessoal,  Raciocínio lógico, crítico e analítico,  Criatividade e inovação,  Compreensão do todo administrativo, sistêmico e estratégico, Capacidade de lidar com modelos de gestão inovadores, Resolução de problemas e desafios organizacionais com flexibilidade e adaptabilidade, Ordenamento de atividades e programas, Seleção de estratégias adequadas de ação, Seleção de procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.

As organizações como sistemas abertos interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio, ou seja, ela recebe insumos (inputs), realiza o processamento e apresentam saídas (outputs). 

Apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de entradas e saídas e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio.  As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. A partir da teoria dos sistemas, Danel Katz e Robert L. Kahn (1987) criaram um modelo organizacional aplicando-a à teoria das organizações.

Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual está inserida, sendo assim, converte o “input de energias” em outro input. As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade. Feedback/ retroalimentação/ retroinformação: Resposta do ambiente externo que ajudará a avaliar a situação para a tomada de decisões. É um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema volta à entrada. É o retorno sobre o que foi produzido, de modo que o sistema possa se corrigir ou modificar.

 FONTE: KATZ, Daniel e KHAN, Robert L. Psicologia social das organizações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 2: Organização e o conceito de sistema, p. 30-45 

Nenhum comentário:

Postar um comentário