sexta-feira, 13 de julho de 2018

HÁ NECESSIDADE DE GERENTE EM PEQUENAS EMPRESAS? - ANO 03 - EDIÇÃO 31 - JULHO DE 2018

O que faz um gerente de loja?

Basicamente, a função do gerente é ser uma espécie de “representante oficial” da administração da loja perante seus diversos públicos: fornecedores, funcionários e clientes.
É ele que responde pelo bom funcionamento do ponto de venda, pela satisfação do cliente e pelo desempenho dos vendedores.  
Por isso mesmo, é importante que o gerente tenha pleno conhecimento da missão, visão, valores e estratégias adotadas pela empresa. E, além disso, saiba quais são as ações que estão sendo tomadas para atingir as metas traçadas pelo lojista.
Afinal, ele é o principal responsável por difundir e reforçar a cultura organizacional da sua empresa.
As funções do gerente de loja incluem abrir e fechar o negócio todos os dias, zelar pela organização e pelas rotinas no ponto de venda, auxiliar no atendimento ao cliente, fazer recrutamento de vendedores, coordenar e acompanhar metas de vendas, controlar as entradas e saídas do caixa, entre outras responsabilidades.
Em resumo: a parte estratégica e financeira da gestão de loja continua nas suas mãos, enquanto o gerente assume a parte mais operacional.  

O que observar ao contratar um gerente?

Ao escolher um profissional para ocupar esta função, é importante verificar se ele possui algumas características essenciais para ser um bom gerente:
  • Conhecer os pontos principais da operação de uma loja e demonstrar capacidade para liderar equipes;
  • Além de saber liderar, também deve ser capaz de avaliar a equipe de vendas;
  • Se manter bem informado sobre novidades do mercado, mudanças no comportamento do consumidor e os novos desafios da gestão de loja;
  • Ter conhecimentos sobre controle de custos, gestão de pessoas, logística e  é claro  técnicas de vendas.
Ou seja:
Um bom gerente de loja deve combinar conteúdo técnico com relacionamento humano!
Por ser o responsável por planejar e controlar a execução dos trabalhos diários da loja e estar ligado a alguns aspectos administrativos do negócio, o gerente deve se relacionar diretamente tanto com os colaboradores quanto com os diretores da empresa.
Dessa forma, o ideal seria buscar alguém com formação superior, nas áreas de Administração de Empresas ou Marketing. Um profissional mais qualificado e preparado com certeza será capaz trazer um retorno maior para a loja.
Portanto, pense duas vezes antes de pegar o melhor vendedor da sua equipe e tentar transformá-lo em gerente. Este é um erro muito comum quando se trata de gestão de loja.
Não seria melhor investir primeiro na formação desse profissional? Ou então procurar alguém mais experiente, que já tenha trabalhado na mesma função em outras empresas?
O gerente de loja é uma peça chave para o sucesso de qualquer empresa varejista. Não deixe que uma escolha mal feita para esta função ponha em risco o resultado seu negócio.
FONTE: 
RESENHANDO:
A boa administração parte do esforço de toda a equipe, mas para que isso funcione é preciso que haja um  líder para tomar de conta de todos os envolvidos no processo de evolução da empresa e isso parte de ter um bom gerente que seja proativo e se dedique ao máximo a deixar a empresa entre as melhores do mercado.

ADM. CLAUDILÂNYO GONÇALVES
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