Benchmarking é um termo derivado da palavra “benchmark”, que significa “referência” em inglês. Dessa forma, benchmarking pode ser traduzido como “fazer referência a algo”. No marketing de varejo esse “algo” é o seu concorrente. Ou então aquela loja que, mesmo sem competir diretamente com você, é considerada um exemplo de sucesso no seu ramo. Na definição mais precisa, benchmarking é um processo contínuo no qual uma empresa compara seus serviços, produtos ou práticas de mercado com as da concorrência, com o objetivo de identificar novas ideias e implantá-las no seu próprio negócio. Mas como se faz benchmarking no varejo? O processo de benchmarking geralmente é realizado através de pesquisas e análises para comparar as ações de cada empresa. Acontece que o funcionamento de uma loja envolve dezenas de variáveis, que vão do layout da fachada às formas de pagamentos. Então é importante saber o que você quer comparar. A qualidade do atendimento? O preço dos produtos? A estratégia de marketing e promoções? A gestão do crediário? Antes mesmo de escolher com as lojas que farão parte do benchmarking, é preciso definir certos indicadores-chave de desempenho, que devem estar de acordo com as forças e fraquezas que você identifica no seu negócio. Um roteiro que posso sugerir para o seu benchmarking seria o seguinte:
1- Definição do projeto;
2- Escolha das lojas referência;
3- Definição dos métodos de mensuração;
4- Coleta de dados;
5- Análise dos dados;
6- Apresentação dos resultados;
7- Discussão dos resultados e definição de metas para melhorias;
8- Criação de planos de melhoria e controle dos novos procedimentos;
9- Monitoração e progresso do projeto."
Fonte:http://meucrediario.com.br/blog/benchmarking/?utm_campaign=e-mail_artigos_-_030718&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
RESENHANDO:
O mercado se torna cada vez mais acirrado, pois a crise que o Brasil passa afeta diretamente todos os segmentos de varejo ou atacado. O Benchmarking no cenário atual é fundamental para sobrevivência de uma empresa, pois o estudo do seu concorrente nos dá um leque maior de planejamento e assim não cometer os mesmos erros que eles cometem, sendo um ponto positivo para a evolução da sua empresa. Ser criativo e proativo auxilia e muito o seu negócio não fechar as portas. Analisem o concorrente e faça o melhor.
ADM. CLAUDILLÂNYO GONÇALVES
Fonte:http://meucrediario.com.br/blog/benchmarking/?utm_campaign=e-mail_artigos_-_030718&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
RESENHANDO:
O mercado se torna cada vez mais acirrado, pois a crise que o Brasil passa afeta diretamente todos os segmentos de varejo ou atacado. O Benchmarking no cenário atual é fundamental para sobrevivência de uma empresa, pois o estudo do seu concorrente nos dá um leque maior de planejamento e assim não cometer os mesmos erros que eles cometem, sendo um ponto positivo para a evolução da sua empresa. Ser criativo e proativo auxilia e muito o seu negócio não fechar as portas. Analisem o concorrente e faça o melhor.
ADM. CLAUDILLÂNYO GONÇALVES
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