VANTAGEM COMPETITIVA
No mundo que nos encontramos tudo é motivo de acelerar o processo que produção de produtos ou serviços, pois a viável forma de ter as metas atingidas é sendo criativo e inovado. Dessa forma cria - se vantagens em relação ao concorrente. por isso é de suma importância ter nas empresas pessoas proativas que ajudem a expandir seus horizontes competitivos.
A vantagem competitiva é a principal hipótese para explicar a heterogeneidade do desempenho entre as empresas. No entanto, vantagem competitiva é frequentemente tratada empiricamente como rentabilidade superior simplesmente, desprezando as demais implicações para o desempenho das empresas. Sob esse prisma, este trabalho desenvolve uma métrica para vantagem competitiva e pela avaliação de seus efeitos sobre o desempenho financeiro, combinando as curvas de lucratividade e de crescimento em participação de mercado. Por meio de um modelo multinível, são isolados os resultados individuais de cada empresa e posteriormente testados em relação à média dos seus setores. O modelo é aplicado a amostras de empresas americanas (Compustat), em quatro intervalos de tempo, ao longo do período de 1990 a 2009. Os resultados permitem identificar diferentes configurações de competitividade, com 16% de empresas em posição de vantagem e outros 16,5% em desvantagem (2005-2009), sendo que o teste para os demais intervalos demonstrou estabilidade dos resultados.
Vantagem competitiva, criação de valor, crescimento, lucratividade, análise multinível.
Fonte: Renata Peregrino de Brito - IBMEC/RJ & Luiz Artur Ledur Brito - FGV/EAESP
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