A Negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. A globalização aproximou os países, culturas e costumes e junto veio à necessidade da formação em blocos e a consequente interdependência maior entre os povos. Vivemos num ambiente típico de mudanças e conflitos. Essa realidade do mundo em transformação fez com que jogos de interesses se choquem e surjam os conflitos que interferem no processo relacional entre as pessoas, os grupos e as organizações. O que antes parecia ser distante às organizações se tornou próximo e o que parecia ser interpretação certa, passou a ser duvidosa. E os gestores das organizações e dos governos também estão tendo que se readequar dentro de uma visão mais holística, sustentável, ética e de resiliência. Procuramos através de uma linguagem clara e objetiva, porém sem deixar de lado o aspecto técnico, mostrar a importância do processo de negociação dentro deste contexto. O desenvolvimento da capacidade de perceber, entender e processar as próprias emoções e da outra parte passou a competência desejada diante de conflitos e jogos de interesses, onde o urgente passou a ser urgentíssimo. Diante disso, o trabalho apresenta em síntese o processo de negociação, sua importância, razões e os princípios norteadores, porém tendo como foco principal a negociação em ambiente organizacional com fins lucrativos em âmbito nacional, voltados à indústria, comércio ou serviços. Em sua parte central se propôs a tratar os fatores que envolvem uma negociação, as suas características, estilos e habilidades e os principais tipos de negociação. Houve destaque a comunicação verbal e não verbal no relacionamento dentro da ética por entender que a capacidade de relacionamento é vital para todo o negociador. A última parte foi constituída por estratégias e táticas de negociação, onde os entendimentos dos aspectos técnicos citados foram convertidos em ações voltadas à competência, fatores chave e técnicas de negociação. A idéia, ao finalizar, não foi a de esgotar o tema proposto. A abordagem sobre as negociações internacionais e negociações com os órgãos públicos elas não foram desenvolvidas, porém em algum momento do trabalho elas foram mencionadas pela importância.
Fonte: Msc. Sérgio Kazuo Tsuru - Mestre em Administração e Recursos Humanos; Especialista em Administração, Análise Empresarial, Marketing, Metodologia em Ensino Superior, Metodologia de Educação à Distância com Tutoria e Desenvolvimento de Sistema. Graduado em Administração
RESENHANDO:
A tendência na economia impacta a realidade sociocultural dentro dos novos parâmetros de cobrança. Devido a grande massa de inadimplentes, as empresas têm que criar e inovar novas formas de negociações para poder recuperar os créditos e assim diminuir as perdas. Não é um trabalho fácil, existem muitos escritórios que prestam serviços terceirizados onde neste quesito as empresas visam um gasto minimo, pois toda a parte de cobrança ficam com os escritórios. Tendo acordos que ficam bom tanto pra empresa, quanto para o cliente, ambas as partes se beneficiam.
ADM. CLAUDILÂNYO GONÇALVES
ADM. CLAUDILÂNYO GONÇALVES
Nenhum comentário:
Postar um comentário