quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA ANO 01 - EDIÇÃO 05 - MAIO DE 2016


A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA

Nosso contexto atual do mercado aponta sempre novas formas de poder alavancar projetos que nos ajudem a produzir mais em menos tempo e ter um retorno lucrativo muito rápido, pois com advento da globalização isso para as empresas é como uma Lei. Assim de acordo o artigo de NÁJIA FURLAN, onde nos apresenta que outra subdivisão de extrema importância nessa cadeia é a logística reversa, que vem ganhando cada vez mais destaque devido às legislações e à preocupação crescente com a consciência ambiental. “É um mercado crescente”, afirma Renata Delgado.
A profissional explica que um dos papéis da logística reversa é trazer materiais que já foram utilizados de volta à cadeia produtiva, seja para o reaproveitamento, transformação ou reciclagem. “Nesse fluxo reverso, o papel do consumidor é fundamental para que esses produtos sejam descartados de forma correta e voltem ao processo. Já as empresas são as responsáveis por realizar a tarefa de transformar o ‘lixo’ em matéria-prima ou dar nova utilização para aquilo que havia perdido sua função”, explica a Administradora.
Segundo o Administrador Leonardo Ferreira, a logística reversa trilha o caminho inverso da logística dos canais de distribuição, pois, em vez de levar um produto da fábrica para o consumidor, faz todo o processo inverso: traz de volta um bem ou produto (seja por defeitos ou até mesmo o final de sua vida útil) do consumidor para a fábrica ou lugar de destinação. Como ainda detalha o especialista, as atividades da logística reversa podem ser subdivididas em três cadeias independentes: resíduos industriais; bens de pós-vendas; e bens de pós-consumo (detalhados no box). “Se o objetivo da logística é atender o cliente, pela reversa vemos que esse papel não acaba ao entregar o produto ao cliente”, afirma Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário