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COMO APRESENTAR UM PRODUTO AO CLIENTE Para não ter dor de cabeça e causar uma boa impressão nos clientes, siga as dicas de uma especialista no assunto. |
Uma pequena reunião ou um coquetel para
apresentar um novo produto. Impressionar os clientes e colaboradores durante um
evento deste tipo é extremamente importante para as pequenas empresas. São
nessas ocasiões em que os clientes notam o profissionalismo e a excelência do
negócio.
Além disso, deixar o cliente mais
confortável e recebê-lo de maneira agradável pode até ser um reforço para consolidar
a venda. Mesmo com pouca verba, os empreendedores podem sozinhos organizar um
evento.
A especialista no assunto Adriana Máximo, diretora da Techne Comunicação e
Eventos, explica como preparar um evento desde sua concepção até a
organização.
Tenha uma estratégia
Mais do que fazer networking e agradar os clientes, os eventos são uma
estratégia de marketing. Para Adriana, alinhar a equipe e ter uma estratégia
bem definida são essenciais para o sucesso da ocasião. “Evento que não dialoga
com as políticas e o posicionamento da marca ou empresa no mercado é dinheiro
jogado fora”, explica.
Crie um clima agradável O ambiente do evento é tão importante
quanto as conversas de negócios. Busque um espaço compatível com a quantidade
de funcionários. Espalhe cadeiras, poltronas e mesas para as pessoas
descansarem e deixarem taças e copos. Mantenha espaços vazios para os
convidados circularem também. “Não é coerente escolher um lugar apertado e
esperar que os clientes tenham uma boa impressão. A escolha do espaço errado
vai impactar de modo negativo a marca, produto e negócio”, diz.
Busque uma equipe qualificada
Ao contratar alguém para fornecer quitutes e bebidas para o evento, procure
referências e não aposte em um mesmo fornecedor para todas as atividades.
Segundo Adriana, responsabilidade, pontualidade, consistência, criatividade,
boas práticas de trabalho e flexibilidade na negociação de custos são
essenciais. “Busque referência da empresa que irá contratar, somente dessa
maneira se conseguirá o melhor benefício por um custo bastante minimizado”,
explica.
Participe da organização
Deixar a organização completa de um evento nas mãos de empresas terceirizadas
pode ser um risco. Por isso, conheça todos os funcionários que participarão da
ocasião e dê as coordenadas de como eles devem agir. Se uma pessoa for
grosseira com o seu cliente, isso afeta a imagem da sua empresa. “Mantenha
sempre um contato amistoso e frequente, levando o fornecedor a comprar suas
ideias, tornando aquilo um desafio para ele. Não esqueça que em um evento tudo
é encantamento”, conta Adriana.
Montagem
Para a especialista, o período que se tem para montagem de um evento é tão
importante quanto o tempo de realização. “As pessoas tendem a querer economizar
quando se trata de locar o espaço especificamente para montagem ou acabam
caindo em outro erro que é a escolha errada do local do evento”, explica
Adriana. A dica é ter sempre que possível uma margem maior de tempo, para
corrigir possíveis imprevistos. “Você terá um custo a mais em seu orçamento,
mas que te dará muita tranquilidade e confiança na realização”, completa.
FONTE: Exame.com - Priscila Zuini
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